Livro Madre Teresa: Amor maior não há
Emocione-se com o testemunho inabalável de esperança e fé de Madre Teresa de Calcutá. Por meio de suas próprias palavras, celebre a vida e a obra de uma das maiores figuras humanitárias do nosso tempo. Canonizada em 2016 pelo Papa Francisco e ganhadora do prêmio Nobel da Paz em 1979, Madre Teresa é uma das líderes espirituais mais conhecidas e mais amadas do mundo. Ela inspirou milhões de pessoas com seu extraordinário exemplo de trabalho altruísta e repleto de compaixão pelos pobres, doentes e excluídos. Até sua morte, em 1997, ela foi uma voz firme de amor e fé, proporcionando orientação e bondade imensuráveis para os “mais pobres dos pobres”, feito conseguido com a ajuda de suas Missionárias da Caridade. Madre Teresa: Amor maior não há apresenta a sabedoria essencial de Madre Teresa — uma compilação de seus ensinamentos mais inspiradores e acessíveis nunca antes publicados. Esta obra apresenta o pensamento de Madre Teresa sobre o amor, a doação, a prestação de serviços, o perdão e muito mais. O livro traz ainda uma biografia e uma conversa reveladora com Madre Teresa a respeito das alegrias e desafios específicos presentes em seu trabalho com os pobres e necessitados. Publicada para celebrar sua canonização em 2016, esta edição inclui também a homilia proferida pelo Papa João Paulo II na missa de sua beatificação em 2003, e a homilia do Papa Francisco na missa de canonização em 2016.
Livro A História de São Francisco e Santa Clara de Assis
São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis têm uma história comovente e inspiradora. Nascido em 1181, filho de um rico comerciante, Francisco passou parte da juventude vivendo como um boêmio em sua cidade natal na Itália, porém se transformou radicalmente e passou a dedicar-se aos pobres e aos doentes. Fundou a Ordem dos Frades Menores, que é uma das mais conhecidas do mundo. Sua discípula Clara, filha de nobres da cidade de Assis, fugiu de casa para abraçar o ideal de pobreza e de serviço d e Francisco e seguiu seus passos na missão de espalhar o amor, a esperança e a humildade por todo o mundo. Neste livro, a trajetória de Francisco e Clara vira uma história em quadrinhos com belas ilustrações e linguagem ideal para crianças e jovens. Uma forma única de conhecer dois grandes símbolos de fé, de amor ao próximo e aos animais e da vida dedicada aos mais puros e belos ideais existentes.
Livro São Francisco de Assis - G. K. Chesterton
"Os primeiros biógrafos de Francisco, naturalmente animados com a grande revolução religiosa operada por ele, olharam igualmente com naturalidade os seus primeiros anos com augúrios e sinais de um terremoto espiritual. Mas, escrevendo mais distanciado no tempo, não diminuiremos aquele efeito dramático, senão o aumentaremos, se considerarmos que na época não se notava no jovem nada de particularmente místico. Ele nada tinha daquele senso primitivo da sua vocação, que tem sido o apanágio de alguns santos. A sua ambição de fama como poeta francês teria muitas vezes cedido a primazia ao seu desejo de adquirir fama como soldado. Ele nascera bom; foi capaz da bravura normal infantil; contudo, demarcara a linha da bondade e bravura muito próximo de onde a maioria dos meninos a teria demarcado; por exemplo, ele sentia o horror humano da lepra, da qual poucos indivíduos normais sentiram necessidade de envergonhar-se. Tinha amor ao aparato vistoso e brilhante, inerente ao sabor heráldico dos tempos medievais, e parece ter sido inteiramente uma figura festiva. Se não pintou de vermelho a cidade, teria provavelmente desejado pintá-la de todas as cores do arco-íris, como num quadro medieval. Existem, porém, na história do jovem trajado vistosamente que corria ao encalço do mendigo maltrapilho, certas notas de sua individualidade natural que se devem levar em conta desde o começo até o fim"
Livro da Vida - Santa Teresa de Ávila
“O leitor tem em mãos, diante dos olhos e do coração, uma obra-prima que retrata o itinerário espiritual de uma mulher de 47 anos.” - Frei Betto Até a chegada dos manuscritos de Santa Teresa, a igreja católica vivia sob os preceitos do teocentrismo. O que fez esta mulher letrada (uma raríssima exceção para a época), autodidata e visionária foi tirar Deus do centro do universo para colocá-lo no cerne da alma; em outras palavras, trouxe à tona a figura do homem moderno, que vive em busca de si mesmo e está pronto para experiências místicas. Livro da vida é o clássico mais lido pelos espanhóis depois de Dom Quixote, de Cervantes. Em notável prefácio, escrito especialmente para esta edição, Frei Betto descreve Teresa da seguinte maneira: “Feminista avant la lettre, esta monja carmelita do século XVI, ao revolucionar a espiritualidade cristã, incomodou as autoridades eclesiásticas de seu tempo, a ponto de o núncio papal na Espanha, Dom Felipe Sega, denunciá-la, em 1578, como ‘mulher inquieta, errante, desobediente e contumaz’”. Esta edição traz também uma esclarecedora introdução de J. M. Cohen, especialista em literatura de língua espanhola e um dos mais notáveis homens de letras da Inglaterra no séc. XX. Completam o volume as notas e as indicações de leitura feitas pelo tradutor brasileiro Marcelo Musa Cavallari.
Livro A Cidade de Deus - Santo Agostinho
Conheça a sensacional obra de Santo Agostinho, o livro Cidade de Deus é uma das primeiras literaturas que visam a reflexão e compreensão do mundo e tudo que nele existe, por meio da experiência da fé Cristã. O livro traz a reflexão da fé e que apenas por meio dela, o homem consegue viver com verdadeira libertação. O livro Cidade de Deus é uma obra consolidada que permitirá uma satisfatória imersão no tema proposto.
Livro Confissões de Santo Agostinho - Santo Agostinho
Redigido no século IV, entre Antiguidade e Idade Média, as Confissões de Agostinho de Hipona são ainda hoje um livro surpreendente. Por um lado, pela densidade poética e pela originalidade da escrita, e por inaugurar o gênero da autobiografia como história da formação de uma personalidade, elas representam um marco único na história da literatura ocidental. Por outro, Agostinho elabora nelas uma nova maneira de fazer filosofia, estranha à tradição antiga, por ser baseada não apenas em conceitos abstratos e deduções, mas sobretudo na observação fina dos movimentos psicológicos, das motivações interiores e do significado de pequenos fatos e gestos cotidianos. O resultado é uma leitura incontornável para todos os que se interessam por filosofia, história ou religião.
Livro Escritos de Santa Clara de Assis
Santa Clara foi uma excelente escritora. Além de ter recebido em casa uma formação muito boa para o seu tempo, teve o dom de expressar, no que escreveu, toda a riqueza do seu temperamento claro, conciso, preciso elegante e, principalmente, o apaixonamento por Deus, que é todo o seu assunto.
Não são muitos os seus escrito que chegaram até nós: uma regra, o testamento, uma bênção e cinco cartas. Quase todos só conhecidos, com precisão, há bem pouco tempo. Sabemos que ela recebeu cartas, algumas hoje perdidas, de São Francisco, do Cardeal Hugolino, de sua Irmã Inês, de Inês de Praga. E podemos imaginar que ela tenha respondido e escrito muito mais. Resta sempre a esperança de que alguma coisa ainda pode aparecer.
Mas o que temos é mais do que suficiente para revelar uma mulher inteligente e culta, que sabia muito bem o que queria e o expressava de maneira muito feliz. Dominava bastante bem o latim e, mesmo nisso, distinguiu-se dos escritores contemporâneos pela simplicidade, clareza e objetividade. Ela é mais próxima dos modernos. Quando faz citações da Bíblia, de São Francisco, de São Bento, dos escritos dos papa, sabe preservar a exatidão quando é necessária mas, em geral, resume, compacta e deixa tudo mais nítido e bonito.
Em sua última carta, redigida pouco antes de sua morte, é certo que Clara ditou para outra pessoa escrever. No caso de sua Forma de Vida, de acordo com os estudos mais recentes, ela teve colaboradores. O texto latino dos Escritos, mais do que a tradução, mostra com evidência que Clara tem estilo próprio, inconfundível e forte: só ela mesma é autora dos seus escritos.
Para uma boa compreensão dos Escritos de Clara, o mais importante é não perder de vista as bases de sua espiritualidade: ela escreve sobre a sua experiência e Jesus Cristo amado e pobre, que ela partilhou intensamente com Francisco, com as Irmãs e com todos que conseguiu atingir com seus escritos e com seus exemplos de vida. Só escreveu porque sentiu a necessidade de se comunicar: para dar glória a Deus e para ajudar as pessoas.
Livro O Cristão Bem Formado - São João Bosco
São João Bosco, neste pequeno livro, ensina-nos que são dois os principais artifícios do maligno para afastar as almas de Deus: o primeiro é fazer crer que, para servir Deus, é preciso levar uma vida melancólica, longe de todo divertimento e prazer. Porém, o santo indica-nos um caminho que leva a uma vida onde o cristão se torna feliz e lhe são concedidos os verdadeiros divertimentos e encantos, de tal forma que possa dizer como Davi: "Servi ao Senhor com alegria" (Sl 100,2). O outro engano sugerido pelo espírito pernicioso é a esperança de uma vida longa, junto com a idéia de se converter na velhice ou apenas na hora da morte, para melhor 'aproveitar' a vida. Mas São João Bosco questiona: "Quem pode nos assegurar que um dia chegaremos a ser velhos?". Além disso, "a estrada que o homem escolher na juventude provavelmente será a mesma até a morte. Isso significa que se começar a viver bem na mocidade, decisivamente viverá nesse caminho e terá uma boa morte, que será o princípio da felicidade eterna. Pelo contrário, se desde o começo deixar-se dominar pelos vícios, possivelmente continuará assim em todas as etapas da vida e encontrará a eterna infelicidade". E para que tal desgraça não aconteça, ele propõe uma breve e fácil norma de vida, que é suficiente para se tornar consolo para os familiares, patriota honrado, bom cidadão na Terra e, mais tarde, bem-aventurado habitante do Céu. Trata-se portanto, de um livro que ajuda a adquirir uma boa formação de maneira prática, de modo a preparar o cristão para os desafios do dia-a-dia.
Livro História de Uma Alma - Santa Terezinha do Menino Jesus
Trata-se de uma nova edição crítica, feita a partir do pressuposto de que Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face não possuía erudição para escrever de modo rebuscado. Das quase sete mil correções que madre Inês incorporou à primeira edição, os estudiosos conseguiram eliminar a quase totalidade, devolvendo ao leitor o testo de Teresinha em sua ingenuidade e simplicidade. Com a transparência de uma criança, e com a experiência de quem passou pelo crisol da dor, e de quem se deixou recriar pelo fogo da paixão mística, em meio a uma época caracterizada pelo secularismo e pela descrença, é a própria Teresinha que se revela ao leitor e convida-o a aprender a buscar Deus nas pequenas coisas.
Livro Noite Escura - São João da Cruz
Livro Noite Escura - São João da Cruz
Esta obra é uma explicação das canções que descrevem o modo que tem a alma no caminho espiritual para chegar à perfeita união com Deus, tanto quanto é possível nesta vida. Também são declaradas as propriedades características de quem chegou à dita perfeição, conforme se acham contidas nas mesmas canções. A obra Noite Escura ganha seu título da expressão que aparece no primeiro verso do poema: 'Em uma noite escura'. Ela é composta por um poema de oito estrofes seguida de um longo comentário, ou declaração em prosa.
Livro Santo Antônio
Santo Antônio não escreveu nenhum livro. O que temos dele são esquemas de sermões para os domingos e dias santos, que ele escreveu em latim, para seus alunos de Teologia. Não podemos esquecer que Santo Antônio morreu em 1231, ou seja, ante da grande escola de Teologia conhecida como Escolática, na qual brilharam São Boaventura (1274), Santo Tomás de Aquino (1274), Duns Scot (1308).Pio XII, em 1946, declarou Santo Antônio doutor da Igreja. Tem apelido entre os teólogos de Doutor do Evangelho. O Papa Gregório IX (que o canonizou em 1232), ao ouvi-lo pregando uma Quaresma, chamou-o de Arca do Testamento, pela facilidade com que citava os textos sagrados. Santo Antônio é enumerado entre os maiores oradores sacros da história. Seus altos conhecimentos teológicos não lhe impediam de falar às multidões e ser por todos compreendido. Frei Clarêncio Neotti, Reitor do Santuário de Santo Antônio do Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, selecionou e organizou mais de mil pensamentos do Santo, que bem mostram ter sido e continuar sendo um verdadeiro Mestre da vida cristã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário